Momento de Alfabetização

Momento de Alfabetização

Projeto Parlendas


 Projeto Parlendas

Aprendendo um pouco mais sobre as Parlendas
 
             As parlendas são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de versos ,que podem rimar ou não. Geralmente envolvem brincadeiras e jogos ou movimento corporal, além de ensinar brincando.
  
   A Importância das Parlendas para a Aprendizagem                           
              
             PARLENDA faz parte da linguagem folclórica presente na cultura popular e é transmitida oralmente através das gerações. Como toda manifestação folclórica, com o passar do tempo vai sendo reconstruída, apresentando variações, dependendo da região. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo. As parlendas apresentam-se como recurso para a leitura “lúdica” (os jogos) e para a introdução da parlenda no mundo da leitura. Contém de certa forma, um enunciado lúdico pedagógico pela sua forma, ritmo, desenvolvendo o aspecto psicossocial da criança, pois a sua linguagem é simples e atraente. Em contato com as parlendas as crianças poderão dar os primeiros passos para a comunicação verbal. Vemos dessa forma que, ao trabalhar “as parlendas” em sala de aula, o professor coloca a criança em contato com o saber popular, esse popular que muitas vezes é imprescindível no avanço da literatura infantil, pois, muitos dos clássicos da Literatura Infantil “nasceram do meio popular ou em meio culto para depois se popularizarem em novas adaptações”. (Nelly Novaes Coelho; p 20, 1982.) Fica evidente que as parlendas, podem ter um papel importante no processo de alfabetização, não só pela sua familiaridade com o discurso da criança, mas também porque permite a ela a conquista da linguagem. O uso lúdico das parlendas ajuda as crianças a serem mais criativas, desinibidas, inteligentes, além de desenvolver sua dicção e aprendizagem geral.
 (Texto extraído da Internet)

Projeto Canções e Parlendas

        No início desse ano foi instituido o Projeto Canções e Parlendas, cujo o objetivo é estimular o processo da escrita e da leitura através das produções individuais com a utilização de diversos recursos pedagógicos. Na primeira parte trabalhamos as canções, onde foi apresentado aos alunos diversas músicas que compõem o cancioneiro infantil. Além do estímulo à leitura, foi trabalhado as questões quanto ao desenvolvimento da oralidade e o resgate das principais canções infantis. Na última parte toda atividade será em torno das parlendas, valorizando principalmente os conhecimentos prévios do aluno em relação a atividade proposta. 

Objetivo dessa atividade: Construir a estrutura da parlenda refletindo sobre o processo de aquisição da escrita e da leitura. 
          Nessa fase  exploramos diversos significados e os conhecimentos que cada um traz, facilitando muito o processo de intervenção. Todos participaram da construção e na descoberta do texto, as letras e as palavras e por fim a leitura. Primeiramente fizemos a construção do texto a partir da idéia que cada um tinha da escrita, distribuindo sobre a mesa tiras que formavam a parlenda, em seguida individualmente solicitei que cada um viesse até a frente, então eu lia a palavra que comporia a frase e então eles teriam que achar a tira correspondente e depois colar em um cartaz. A forma como eles encontraram as tiras foi bem diversificada, uns demoraram mais por conta da não aquisição da leitura, mas se esforçaram e acabaram descobrindo, então eu lia com eles. Os colegas acabaram intervindo como colaboradores para que se encontrasse a tira.  Depois individualmente cada um montou em uma folha a estrutura da parlenda. Lemos diversas vezes e o mais interessante é que um professor de educação física trabalhava com seus alunos no pátio da escola a mesma parlenda, mas com ludicidade. Uma coincidência muito significativa.

       A atividade terá a sua culminância em novembro, com o lançamento significativo das produções realizadas por meio de livros individuais. 


Arthur Schopenhauer, in 'Da Leitura e dos Livros'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada amigo, volte sempre!