Projeto Parlendas
Aprendendo um pouco mais sobre as Parlendas
Aprendendo um pouco mais sobre as Parlendas
As parlendas são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de versos ,que podem rimar ou não. Geralmente envolvem brincadeiras e jogos ou movimento corporal, além de ensinar brincando.
A Importância das Parlendas para a
Aprendizagem
A PARLENDA
faz parte da linguagem folclórica presente na cultura popular e é transmitida
oralmente através das gerações. Como toda manifestação folclórica, com o passar
do tempo vai sendo reconstruída, apresentando variações, dependendo da região.
Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante
tradição cultural do nosso povo. As parlendas apresentam-se como recurso para a
leitura “lúdica” (os jogos) e para a introdução da parlenda no mundo da
leitura. Contém de certa forma, um enunciado lúdico pedagógico pela sua forma,
ritmo, desenvolvendo o aspecto psicossocial da criança, pois a sua linguagem é
simples e atraente. Em contato com as parlendas as crianças poderão dar os
primeiros passos para a comunicação verbal. Vemos dessa forma que, ao trabalhar
“as parlendas” em sala de aula, o professor coloca a criança em contato com o
saber popular, esse popular que muitas vezes é imprescindível no avanço da
literatura infantil, pois, muitos dos clássicos da Literatura Infantil
“nasceram do meio popular ou em meio culto para depois se popularizarem em
novas adaptações”. (Nelly Novaes Coelho; p 20, 1982.) Fica evidente que
as parlendas, podem ter um papel importante no processo de alfabetização, não só
pela sua familiaridade com o discurso da criança, mas também porque permite a ela
a conquista da linguagem. O uso lúdico das parlendas ajuda as crianças a serem
mais criativas, desinibidas, inteligentes, além de desenvolver sua dicção e
aprendizagem geral.
(Texto extraído
da Internet)
Projeto Canções e Parlendas
No início desse ano foi instituido o
Projeto Canções e
Parlendas, cujo o objetivo é estimular o processo da escrita e da
leitura
através das produções individuais com a utilização de diversos recursos
pedagógicos. Na primeira parte trabalhamos as canções, onde foi
apresentado
aos alunos diversas músicas que compõem o cancioneiro infantil. Além do
estímulo
à leitura, foi trabalhado as questões quanto ao desenvolvimento da
oralidade e
o resgate das principais canções infantis. Na última parte toda
atividade será em torno das parlendas, valorizando principalmente os
conhecimentos prévios do
aluno em relação a atividade proposta.
Objetivo dessa atividade: Construir a estrutura da parlenda refletindo sobre o
processo de aquisição da escrita e da leitura.
Nessa
fase exploramos diversos significados e os conhecimentos que cada
um traz, facilitando muito o processo de intervenção. Todos participaram
da
construção e na descoberta do texto, as letras e as palavras e por fim a
leitura. Primeiramente fizemos a construção do texto a partir da idéia
que cada
um tinha da escrita, distribuindo sobre a mesa tiras que formavam a
parlenda,
em seguida individualmente solicitei que cada um viesse até a frente,
então eu
lia a palavra que comporia a frase e então eles teriam que achar a tira
correspondente e depois colar em um cartaz. A forma como eles
encontraram as
tiras foi bem diversificada, uns demoraram mais por conta da não
aquisição
da leitura, mas se esforçaram e acabaram descobrindo, então eu lia com
eles. Os
colegas acabaram intervindo como colaboradores para que se encontrasse a
tira. Depois individualmente cada um montou em uma folha a estrutura da
parlenda. Lemos diversas vezes e o mais interessante é que um professor
de
educação física trabalhava com seus alunos no pátio da escola a mesma
parlenda,
mas com ludicidade. Uma coincidência muito significativa.
A atividade terá a sua culminância em
novembro, com o lançamento significativo das produções realizadas por meio de
livros individuais.
Arthur Schopenhauer, in 'Da Leitura e dos Livros'
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