Momento de Alfabetização

Momento de Alfabetização

O Trabalho da Professora de Intervenção Pedagógica

      Alunos de 2º e 3º anos que ainda não foram alfabetizados


    - Estar imerso em um ambiente rico em materiais (tanto na variedade dos  suportes  gráficos quanto na diversidade dos gêneros dos textos), sendo espectador  e interlocutor de atos de leitura e escrita;
   - Tomar contato com todas as letras, palavras e textos simultaneamente;
     - Ouvir, contar e escrever histórias;
     - Memorizar globalmente as palavras significativas (seu nome, nome dos              colegas, professora, pais, etc.);
     - Analisar a constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras, letras que se repetem, letras que podem ou não iniciar palavras, letras que podem ocupar outras posições nas palavras;
   - Observar os aspectos sonoros através das iniciais das palavras significativas;
  - Analisar a distribuição espacial e a orientação da frase.
     Atividades permanentes:
   -  Cantar parlendas apresentando e recitando as letras do          alfabeto.
   -  Formar nome próprio e dos amigos com letras móveis
   -  Ler a chamadinha

   - Associar palavras e objetos;
   - Memorizar palavras globalmente;
   - Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;
   - Distinguir letras e números;
   - Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas;
    - Relacionar discurso oral e texto escrito;
    - Distinguir imagem de escrita;
    - Observar a orientação espacial dos textos;
    - Produzir textos pré-silábicamente;
    - Ouvir e compreender histórias;
    - Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.

FOTOS DE ALUNOS EM 2015





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada amigo, volte sempre!