Alunos de 2º e 3º anos que ainda não foram alfabetizados
- Estar imerso em um ambiente rico em materiais (tanto na variedade dos suportes gráficos quanto na diversidade dos gêneros dos textos), sendo espectador e interlocutor de atos de leitura e escrita;
- Tomar contato com todas as letras, palavras e
textos simultaneamente;
- Ouvir, contar e escrever histórias;
- Memorizar globalmente as palavras significativas
(seu nome, nome dos colegas, professora, pais, etc.);
- Analisar a constituição das palavras quanto à
letra inicial, final, quantidade de letras, letras que se repetem, letras que
podem ou não iniciar palavras, letras que podem ocupar outras posições nas
palavras;
- Observar os aspectos sonoros através das iniciais
das palavras significativas;
- Analisar a distribuição espacial e a orientação
da frase.
- Cantar parlendas apresentando e
recitando as letras do alfabeto.
- Formar nome próprio e dos amigos com letras móveis
- Ler a chamadinha
- Associar palavras e objetos;
- Memorizar palavras globalmente;
- Analisar palavras quanto ao número de letras,
inicial e final;
- Distinguir letras e números;
- Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras
através das iniciais de palavras significativas;
- Relacionar discurso oral e texto escrito;
- Distinguir imagem de escrita;
- Observar a orientação espacial dos textos;
- Produzir textos pré-silábicamente;
- Ouvir e compreender histórias;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada amigo, volte sempre!